Morte por covid entre os mais jovens cresceu 1.081%


Vírus que se espalha pelo mundo e que está fazendo nossos hábitos mudarem rapidamente, o coronavírus não tem feito vítimas apenas entre os mais velhos.

Desde o início da pandemia os casos se concentram mais entre os idosos, que são aqueles indivíduos com 60 anos ou mais. Das pessoas que foram derrotadas pela Covid-19 no Brasil, idosos representam 76%, pessoas entre os 30 e 59 anos são 22,5% das vítimas e 1,5% é de jovens até 29 anos.

Contudo, estudo publicado hoje, 23, pela Fiocruz, mostra que a morte entre os mais jovens cresceu 1.081% entre os dias 4 e 17 de abril deste ano.

Abaixo, veja os percentuais por faixa etária:

  • 20 a 29 anos – 745,67% (casos) e 1.081,82% (óbitos)
  • 30 a 39 anos – 1.103,49% (casos) e 818,60% (óbitos)
  • 40 a 49 anos – 1.173,75% (casos) e 933,33% (óbitos)
  • 50 a 59 anos – 1.082,69% (casos) e 845,21% (óbitos)
  • 60 a 69 anos – 747,65% (casos) e 571,52% (óbitos)

O Distrito Federal, ao lado dos estados do Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo e Goiás apresentam as maiores taxas de letalidade pela doença causada pelo novo coronavírus.

Onde moro

Na questão UTI, o DF possui um dos maiores índices de taxas de ocupação do país. Quem tem alguém hospitalizado pela doença sabe muito bem do que estou falando.

O sistema de Saúde de nossa cidade opera em um verdadeiro “esquema de guerra”. Profissionais são remanejados para aqui e ali para, assim, tentarem garantir um mínimo de dignidade às pessoas acometidas pela doença. Pacientes são intubados nas enfermarias.

Realidade da região onde resido

Ainda assim, é comum presenciar pessoas conversando em grupos sem o uso de máscaras. São barzinhos do estilo “copo sujo” que parecem funcionar como se não estivesse acontecendo a maior catástrofe sanitária do país em anos. Pessoas caminhando pelas ruas como se no mundo só existissem elas. Máscaras que aparam o queixo e outras que mal cobrem a boca.

Se você leu este artigo até aqui e age como as pessoas do parágrafo acima, considere a possibilidade REAL de que a sua falta de medo de se contaminar (irresponsabilidade) pode matar quem convive contigo.

NãoMorraNãoMate



Categorias:opinião, Política

Tags:, , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: