Política

Cai o diretor do INPE


O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, decidiu nesta sexta-feira (2) exonerar o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Ricardo Galvão, após reclamações do presidente Jair Bolsonaro sobre a divulgados de dados relativos ao avanço do desmatamento na Amazônia.

Pontes e Galvão se reuniram em Brasília, quando foi tomada a decisão. A demissão foi confirmada por Galvão, ao portal G1. “Minha fala sobre o presidente gerou constrangimento, então eu serei exonerado”

Os ataques de Bolsonaro começaram em 19 de julho quando, em entrevista a jornalistas estrangeiros, afirmou suspeitar que Galvão estaria “a serviço de alguma ONG”, sem apresentar qualquer indício. Os dados que incomodaram o presidente apontam avanço de 40% do desmatamento na região Amazônica nos últimos doze meses, com área devastada de 5.879 quilômetros quadrados.

Galvão então reagiu com “grande indignação” à acusação de Bolsonaro, taxando a declaração do presidente de “conversa de botequim”, e fez a defesa dos dados apresentados.

“Ele fez acusações indevidas a pessoas do mais alto nível da ciência brasileira, não estou dizendo só eu, mas muitas outras pessoas”, disse o então presidente do Inpe.

Bolsonaro passou então a cobrar que Galvão se demitisse, alegando que a divulgação desse tipo de informação “dificulta” negociações comerciais com outros países. E acrescentou que precisa ter conhecimento prévio dos dados para não ser “pego de calças curtas”.

Galvão assumiu o Inpe, em setembro de 2016, para um mandato de quatro anos, mas o regimento que o ministro ao qual o órgão se subordina pode demitir o diretor “em uma situação de perda de confiança”.

“Se quebrar a confiança, vai ser demitido sumariamente. Perdeu a confiança, no meu entender, isso é uma pena capital”, afirmou Bolsonaro ainda na quinta-feira (1º), antecipando a exoneração.

1 resposta »

  1. Pingback: Blog do Lúcio Big

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.