Política

Com o fiofó na mão


A situação de Robério Negreiros (PSD), deputado distrital que mais gasta dinheiro público da Câmara Legislativa do DF, está cada vez pior. Depois de ser flagrado “assinando” a lista de presença no mesmo instante que fazia fotos sorridentes na Disney, Negreiros terá documentos que comprovam a “onipresença” apreendidos e com isso, a justificativa de que assinou a lista de presença “por engano”, poderá cair por terra.

Entenda o que tá rolando

Investigações do Ministério Público do DF foram motivadas pela descoberta de suposta fraude em seis atas de registro de presença nas sessões realizadas entre 31 de outubro e 8 de novembro do ano passado, quando Robério Negreiros estava na Flórida.

O órgão constatou a irregularidade por fotos do distrital em parques da Disney e da Universal, cuja viagem foi confirmada pela Polícia de Imigração. Robério embarcou em 29 de outubro, logo depois do segundo turno das eleições, e retornou ao país em 13 de novembro. O problema é que assinou as listas de presença como se tivesse participado das sessões. Robério confirma a viagem e diz que assinou as folhas por engano.

O recebimento de salários por dias não trabalhados está sendo considerado pelo Ministério Público do DF como um crime grave, o de peculato, ou seja, uma forma de se apropriar de recursos públicos indevidamente. A assinatura da presença é apontada como falsidade ideológica.

Inicialmente negado pelo desembargador Alfeu Machado, o pedido do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) de busca e apreensão de documentos que confirmem a fraude na lista de presença do distrital foi finalmente atendida pelo Conselho Especial do Tribunal de Justiça do DF, em sessão secreta, realizada no dia 2 de julho.

Com o fiofó na mão

Com a autorização de busca e apreensão concedida, não apenas Negreiros terá dados de presença/ausência abertos para perícia, mas também de todos os demais distritais. Se algum dos nobres deputados distritais também praticarou a “onipresença”, certamente estará com o fiofó na mão!

Robério Negreiros é formado em Direito pelo Uniceub e começou a carreira profissional no setor privado, e em 2012 foi eleito pela primeira vez para ocupar uma das 24 cadeiras da CLDF. Eleitor do DF, será que valerá a pena votar nele novamente?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.