41 produtos genéricos de agrotóxicos, que usam princípios ativos já presentes no mercado, foram aprovados pelo Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas do Ministério da Agricultura, que aprovou também um novo ingrediente de defensivos agrícolas, cujo princípio ativo é Florpirauxifen-benzil, até então inédito no país e que deverá ser usado no cultivo de arroz.
A lista com os novos registros foi publicada nesta segunda no Diário Oficial da União. Do total, 15 produtos são considerados extremamente tóxicos, 7 como altamente tóxicos, outros 16 são listados como medianamento tóxicos, incluindo neste grupo o Florpirauxifen-benzil.
Escolhida pelo presidente Bolsonaro para assumir o Ministério da Agricultura, Tereza Cristina tem sua atividade marcada por liberações frequentes de novos produtos do tipo . A última ocorreu em 21 de maio, com 31 registro de agrotóxicos.
Até o ano passado, antes de assumir, Tereza Cristina era deputada federal e presidente da comissão especial que analisou o Projeto de Lei 6299/02, que criava uma nova regulamentação para agrotóxicos no Brasil. A proposta teve o relatório aprovado no colegiado depois muita polêmica e seguiu para o plenário da Câmara. Ainda não há data para apreciação por lá.