Política

Mais 3 deputados são denunciados no MPF pela OPS


Os deputados federais Vander Loubet (PT-MS), Arthur Lira (PP-AL) e Norma Ayub (DEM-ES) foram denunciados pela Operação Política Supervisionada (OPS) após fiscalização que revelou gastos de dinheiro público de verbas indenizatórias, exclusivas para custeio de mandato, em reabastecimentos de veículos e hospedagens durante a campanha de 2018.

Veja a denúncia sendo feita:

Apoie este trabalho, doe qualquer valor

A OPS encontrou dezenas de reabastecimentos de combustíveis e algumas hospedagens em municípios onde os candidatos à reeleição buscaram votos, locais onde não constavam agenda de mandato.

Gastos de campanha não podem ser arcados com verbas indenizatórias e todos eles devem ser declarados ao TSE e de acordo com levantamentos realizados pela Operação, estes foram omitidos.

A OPS encaminhou denúncia ao Ministério Público e anexou documento com 37 páginas onde mostra os caminhos percorridos pelos políticos, publicações dos próprios candidatos comprovando agenda eleitoral e as notas fiscais de suas despesas ressarcidas pela verba indenizatória.

Cotão na Eleição

Em novembro do ano passado, a OPS criou uma ação colaborativa que consistiu em procurar por despesas relativas à campanha eleitoral, desde 7 de junho até 7 de outubro de 2018, pagas com dinheiro da verba indenizatória. Disponibilizado um manual de procedimento pela Operação, quase cem pessoas participaram da ação, o que resultou em várias suspeitas.

Após a apuração das denúncias, a OPS organizou um abaixo-assinado exigindo a devolução do valor gasto ao erário e que seria entregue aos deputados Arthur Lira, Norma Ayub e Vander Loubet. Entretanto, por se tratar de casos que envolvem possíveis crimes eleitorais, o coordenador do projeto, Lúcio Big (eu) resolveu encaminhar diretamente ao Ministério Público Federal (MPF) os casos para que sejam apurados e em seguida encaminhados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.