Neste domingo, dia 7 de outubro, todos nós brasileiros a partir dos 16 anos estão aptos a escolherem os políticos que lhes representarão nas casas legislativas, além daqueles que conduzirão seus estados e o país. A tarefa é, portanto, de muita responsabilidade.
Entretanto, muitos brasileiros estão preferindo votar em branco ou anular o voto, e os motivos são vários: “só tem bandido” – “nada vai mudar essa bandalheira” – “não vou votar porque não quero fazer parte desse circo”, e por aí vai.
O que esses parecem ignorar é que votando ou não, um presidente e seu vice, o governador e seu vice das 27 unidades da federação, os 81 senadores, 162 suplentes, os 513 deputados federais e os 1.035 deputados estaduais (incluídos os distritais) ocuparão seus lugares em 2019, ou seja, 1.847 cargos de enorme importância para a democracia brasileira serão preenchidos .
Uma analogia:
Você combina com uma turma de mais dez amigos para passar um final de semana acampando num dos lindos lugares que a natureza caprichou. Há diversos caminhos para chegar ao lugar, mas os amigos se divergem sobre qual deles seguir.
Você acha que o melhor é seguir pelo caminho A, mas preferiu não se manifestar. Coincidentemente outros quatro amigos concordam que este é o melhor trajeto, mas como você, preferiram se abster de opinar.
A decisão ficou, portanto, para os outro cinco que após discutirem possibilidades decidiram seguir pelo caminho B, ainda que dois deles achavam melhor o C.
Os dez então tomaram o caminho B porque apenas 3 amigos assim acharam melhor e você não pode reclamar, pois não exerceu seu direito de dizer o que queria.
“Quem se cala diante de situações assim não pode reclamar do caminho a ser seguido”.
Votar amanhã é um caminho pelo qual você considera melhor a ser tomado. Se calar poderá fazer você se enveredar por caminhos que não gostaria de seguir.
Exerça o direito de escolher seus candidatos, ainda que seja escolher “o menos pior”
Algumas informações e serviços importantes para o eleitor
Você votará na seguinte ordem:
- deputado federal
- deputado estadual (ou distrital)
- senador 1
- senador 2
- governador
- presidente
Faça simulação com a urna eletrônica.
Eleição 2018 – Distrito Federal
Onde votar
Situação eleitoral – consulta por nome ou título
Justificativa eleitoral