E-mailzaço para Luís Tibé


Era dia 6 de julho de 2017 quando o deputado federal mineiro e presidente nacional do partido Avante, Luís Tibé, alugou um avião com recursos de sua verba indenizatória, que, como se sabe, é dinheiro público. A viagem foi entre Ipatinga e Belo Horizonte e custou ao contribuinte, o valor de R$ 5 mil.

Mais detalhes no vídeo

A locação não seria irregular não fosse um detalhe: a viagem foi para atender a interesses do partido. De acordo com regras da Câmara dos Deputados, o cotão, como também é conhecida a verba indenizatória, só pode ser utilizado para ressarcir despesas que sejam exclusivas do mandato.

Divulgado em redes sociais e no site do deputado Luís Tibé, o evento intitulado “Encontro Regional do Avante” aconteceu na Câmara Municipal de Ipatinga, na noite daquele dia 6.

Questionado, o deputado informou via assessoria que:

“No dia 06/07/2017 o Deputado Luis Tibé participou de diversas agendas em Ipatinga cumprindo compromissos de sua atividade parlamentar. A despesa para deslocamento dessa viagem (trecho BH – Ipatinga) foi paga por ele e depois reembolsada pela Câmara.
No mesmo dia, à noite, como presidente Nacional e Estadual do AVANTE, participou do Encontro Regional do partido em Ipatinga e no outro dia, 07/07/17, esteve presente na inauguração da sede em Teófilo Otoni. Contudo, por tratar de eventos partidários, não houve pagamento dessas despesas pela Câmara.

Assessoria de imprensa Deputado Luis Tibé”

Entretanto, a assessoria não detalhou quais foram as “diversas agendas”. Mas parece ser compreensível, afinal o deputado marcou presença no dia da viagem, em sessão plenária que terminou às 17h18.

Parece ser pouco provável que alguém consiga, em um só dia, trabalhar até às 14h na Câmara dos Deputados, pegar um voo no aeroporto de Brasília, fazer escala em Belo Horizonte, trocar de avião e seguir para Ipatinga para “cumprir agendas diversas” e ainda participar do evento na Câmara Municipal.

Este é um dos casos levantados pelo auditor-mor da OPS, Marcelo Carvalho, e auditado com a ajuda de um dos colaboradores da OPS que participa da Fiscalização Colaborativa.

Para participar do E-mailzaço, preencha o formulário do final da página colando o texto abaixo no campo “mensagem”.


Sou colaborador da Operação Política Supervisionada – OPS – (sugiro que leia um pouco sobre ela) e estou lhe enviando este e-mail como cidadão brasileiro.

O senhor alugou uma aeronave com recursos de sua verba indenizatória para viajar de Belo Horizonte a Ipatinga, no dia 6 de julho de 2017, data em que aconteceu o encontro regional de seu partido. Sua assessoria informou que neste mesmo dia o senhor cumpriu diversos compromissos na cidade.

Entretanto, há registro de presença do senhor na sessão extraordinária Nº 181 na Câmara dos Deputados.

Eu gostaria que o senhor me explicasse como conseguiu marcar presença na Câmara, ir até o aeroporto de Brasília, pegar um voo até Belo Horizonte, embarcar em outra aeronave para Ipatinga, cumprir os “diversos compromissos de seu mandato” e ainda participar da convenção regional de seu partido.

Como cidadão brasileiro, contribuinte e eleitor, exijo que não me dê uma resposta genérica, mas que explique detalhadamente, com fotos e/ou vídeos, o que eram, quais horários ocorreram e onde aconteceram os referidos compromissos de agenda de seu mandato.

Porém, se sua assessoria se enganou e nos fez pagar indenvidamente por esta locação, pois é sabido que a CEAP só pode ser utilizada para custear despesas de seu mandato, peço que o senhor devolva aos cofres públicos o valor de R$ 5 mil gastos com a referida locação.

Aguardo resposta em até sete dias.

Atenciosamente,


 


2 comentários sobre “E-mailzaço para Luís Tibé

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.