Justiça do DF estende bloqueio de bens à família dos irmãos Batista, da JBS


A Justiça Federal de Brasília autorizou um novo bloqueio de bens e valores referente aos empresários Joesley e Wesley Batista, donos da Holding J&F. Dessa vez, o bloqueio atinge não só os irmãos Batista, mas também seus familiares. As informações foram publicadas pelo site G1 nesta sexta-feira. O primeiro bloqueio foi de R$ 60 milhões, mas a Polícia Federal (PF) considerou que o valor era muito inferiores ao suposto prejuízo de R$ 1,2 bilhão.

Ao todo oito pessoas foram atingidas com a decisão. Os bloqueios de valores disponíveis em contas correntes, fundos de investimentos e ativos foram autorizados em instituições financeiras de José Batista Sobrinho, pai dos irmãos Batista, de José Batista Junior, irmão dos empresários, de Vivianne Mendonça Batista, de Vanessa Mendonça Batista e de Flora Mendonça Batista, parentes com ligação nas empresas da família.

As empresas atingidas são a J&F Investimentos S/A, a J&F Participações e a ZMF Participações. A medida foi autorizada no âmbito da Operação Bullish, que investiga se o BNDES favoreceu o grupo J&F em operações financeiras, como forma de garantir o ressarcimento aos cofres públicos do suposto prejuízo que os irmãos causaram ao BNDESPar, divisão de investimento em participação em empresas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

No último mês, a Polícia Federal indiciou os empresários Joesley e Wesley Batista por uso indevido de informações privilegiadas para “realizar operações no mercado de capitais e auferir vantagens”. De acordo com a PF, os irmãos teriam praticado o chamado “insider trading”, que é o uso de informações privilegiadas para lucrar na venda ou na compra no mercado financeiro.

Os irmãos estão presos em São Paulo, na sede da superintendência da Polícia Federal em São Paulo, na Lapa, Zona Oeste da capital paulista. Joesley Batista foi preso no dia 10 de setembro, a pedida da Procuradoria-Geral da República. Já o empresário Wesley Batista foi preso em um desdobramento da Operação Tendão de Aquiles, no dia 13 de setembro.

POR CONGRESSO EM FOCO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s