Lula será preso? Ele poderá concorrer às eleições de 2018?


Pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, o ex-presidente da República Luís Inácio Lula da Silva é condenado a 9 anos e meio de prisão.

A condenação teve como base ação penal do Ministério Público, que acusa Lula de ter recebido o tríplex da OAS como propina por contratos obtidos pela OAS na Petrobras.

Apesar da condenação, Lula não será preso até que, pelo menos, a instância superior, neste caso o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) mantenha a condenação de Moro. Se isso ocorrer, Lula não poderá exercer cargos públicos pelos 19 anos seguintes.

Então ele não poderá concorrer à presidência em 2018?

Isso vai depender de uma série de fatores.

1º Se ele for julgado e condenado pelo TRF-4 antes do prazo do registro da candidatura, conforme determina a Lei da Ficha Limpa, Lula estará impedido de concorrer às eleições;

2º Se ele for julgado e condenado pelo TRF-4 depois do prazo de registro de candidatura, ele poderá concorrer da decisão e concorrer às eleições de 2018

3º Se ele for julgado e condenado pelo TRF-4 depois das eleições e, no caso de ser o vencedor do pleito, o diploma é anulado, o que não indica perder o mandato, pois de acordo com a Constituição Federal ele poderá continuar no cargo, mesmo sendo condenado, pois o processo é suspenso.

Temos 18 meses aproximadamente até a posse do novo presidente do Brasil e este é um prazo considerado curto para que o TRF-4 julgue o recurso que será apresentado por Lula. Em média, um recurso não é apreciado antes dos 18 meses no TRF-4.

Você pode argumentar que, pelo fato de Lula ser quem ele é e o que representa para uma parte considerável da população brasileira, o TRF-4 vai acelerar o julgamento. Isso pode até ocorrer, mas apenas se o Tribunal Regional Federal sair de seu curso normal, pois a celeridade de julgamento de processos só ocorre com o réu preso, o que não é o caso.

O fato é que pela primeira vez nos 128 anos de República no Brasil, um presidente é condenado por corrupção.

Na decisão do Juiz Sérgio Moro escreveu:

“Por fim, registre-se que a presente condenação não traz a este julgador qualquer satisfação pessoal, pelo contrário. É de todo lamentável que um ex-Presidente da República seja condenado criminalmente, mas a causa disso são os crimes por ele praticados e a culpa não é da regular aplicação da lei. Prevalece, enfim, o ditado ‘não importa o quão alto você esteja, a lei ainda está acima de você’

Confira a íntegra da sentença

Um comentário sobre “Lula será preso? Ele poderá concorrer às eleições de 2018?

  1. Cabe a nós meros mortais que se pegos roubando uma bala de 0,10R$ condenados a morte, esperar o desenrolar mas ainda que muito otimista quanto ao futuro do país, acredito que ele será eleito em 2018.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s