Em votação tumultuada, Joe Valle é eleito novo presidente da Câmara Legislativa do DF


Após reviravolta em uma eleição tumultuada, o distrital Joe Valle (PDT) é o novo presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Contrariando os interesses do governo local e a proximidade do deputado Agaciel Maia (PR) com o governador do DF, Rodrigo Rollemberg, Joe saiu vitorioso após a alteração de posição do parlamentar Robério Negreiros (PSDB), que antes de finalizar a votação manifestou sua mudança de voto. A mudança, no entanto, igualou o placar em 12 a 12 e causou tumulto na sessão.

Com o empate, o critério para desempatar acabou sendo o número de votos nas últimas eleições, terceiro item entre os critérios, conforme regimento interno da Câmara Legislativa. Pelas regras do desempate, a primeira delas passa pelo número de legislatura, ambos possuem duas, a segunda seria quanto ao número de deputados na bancada. Neste quesito, novamente empate, PR e PDT possuem dois distritais cada.

O resultado demorou a ser proclamado porque os deputados iniciaram um bate-boca, o que levou à suspensão da sessão por alguns momentos. Nos bastidores, parlamentares afirmam que a mudança de Robério Negreiros foi motivada pelas traições do governo, que não apoiou sua candidatura. Com a reviravolta, a sessão foi paralisada e os deputados discutem e contestam a posição de Negreiros.

POR GABRIEL PONTES

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s