Estudantes ocupam UnB contra PEC do teto dos gastos públicos


Estudantes da Universidade de Brasília (UnB) decidiram ocupar a reitoria do campus Darcy Ribeiro, na Asa Norte, na noite dessa segunda-feira (30). Em assembleia, cerca de 1,3 mil alunos, segundo os organizadores, aprovaram a adesão ao protesto nacional. Outro campus da universidade, em Planaltina, também está ocupado. Neste caso, o protesto começou já na manhã de ontem.

Em princípio, apenas o prédio da reitoria será ocupado, e as aulas na universidade seguem normalmente. A extensão do protesto às faculdades, porém, não está descartada. Os estudantes farão assembleias nos respectivos centros acadêmicos para decidir se ocupam ou não as salas de aula. As reuniões começam nesta terça (1°).

O protesto dos estudantes é contra a proposta de emenda à Constituição que limita os gastos públicos e a reforma do ensino médio por meio de uma medida provisória proposta pelo governo Michel Temer (PMDB). Aprovado em dois turnos, com votação expressiva, na Câmara dos Deputados, o texto da PEC do teto dos gastos está no Senado, onde deve ser votado até dezembro.

Segundo balanço da União Nacional dos Estudantes (UNE), em todo o país 135 instituições de ensino superior estão ocupadas e mais de mil locais, contando escolas estaduais e institutos federais do ensino médio e fundamental. Procurada pela reportagem para comentar o assunto, a UnB não respondeu até o fechamento desta reportagem.

Planaltina

No campus da UnB Planaltina, a 40 quilômetros do centro de Brasília, estudantes também ocupam a universidade. Em nota, a direção da universidade afirmou que há restrição de acesso aos prédios em razão da ocupação. A direção ressalta, ainda, que é “orientada pelo diálogo com a comunidade acadêmica”.

POR GABRIEL PONTES

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s