“Não cometi crime”, diz ministro do Turismo, réu no STF, após posse


O presidente Michel Temer deu posse na tarde desta quarta-feira (5) ao novo ministro do Turismo, Marx Beltrão, que se licenciou do mandato de deputado federal pelo PMDB de Alagoas. A condição de réu no Supremo Tribunal Federal por falsidade ideológica não impediu que o peemedebista fosse escolhido para substituir o ex-titular da pasta, Henrique Eduardo Alves, que deixou o cargo após ver seu nome envolvido em novas citações na Operação Lava Jato.

Questionado sobre sua pendência judicial, o novo ministro disse estar “absolutamente tranquilo” em relação ao processo, que, segundo ele, não passou de um “erro administrativo”. “Estou absolutamente tranquilo com relação ao processo até porque não cometi nenhum tipo de dano ao erário. Eu tenho certeza que o processo será esclarecido muito em breve para toda a imprensa porque não cometi nenhum tipo de crime”, disse Marx Beltrão.

O processo em questão trata atos relativos à gestão do ministro na Prefeitura de Coruripe (AL). Na Ação Penal 931, relatada pelo ministro Roberto Barroso, Marx Beltrão e o então presidente da Previcoruripe, autarquia responsável pela gestão do Regime Próprio de Previdência dos servidores públicos de Coruripe, são acusados de fraudar a quitação previdenciária do município ao Ministério da Previdência. Segundo a denúncia, Beltrão e o presidente da autarquia teriam apresentado ao Ministério da Previdência Social comprovantes de repasse e recolhimento contendo informações falsas.

Na cerimônia desta quarta-feira (5) o ministro reforçou que sua nomeação é resultado de indicação por parte da bancada do PMDB da Câmara, mas não deixou de pedir o aval do presidente do Senado, Renan Calheiros. “Por eu ser do PMDB de Alagoas, não poderia avançar sem conversar com o presidente do Senado, que é o presidente do meu partido no estado de Alagoas”, afirmou o peemedebista.

Em seu discurso, Marx Beltrão agradeceu a confiança de Michel Temer e de seus colegas de bancada da Câmara, fazendo menção ao líder do partido, deputado Baleia Rossi (SP). “O compromisso que assumo hoje com o Turismo nacional é fruto dos passos que trilhei desde o meu primeiro dia na vida pública. Em minha trajetória, a determinação e o trabalho sempre vieram antes do acaso ou do destino”, disse Beltrão. “Agradeço a confiança do presidente Michel Temer, do meu partido e, especialmente, dos meus colegas da bancada do PMDB, por reconhecerem em mim o preparo necessário para um desafio de tamanha magnitude”, acrescentou. “Desejo muitas felicidades a você. Tenho certeza de que você vai enriquecer o governo federal especialmente porque vem do Legislativo, representando também uma grande bancada”, disse Temer ao novo auxiliar.

POR LUMA POLETTI
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s