Impeachment de Dilma Rousseff: Foi golpe ou não?


Dilma Rousseff foi afastada definitivamente do cargo máximo do Poder Executivo. 60 senadores consideraram-na culpada por assinar os decretos de créditos suplementares e de praticar “pedaladas fiscais”.

Entender o caso requer, acima de tudo, conhecimento técnico. Algo que a esmagadora maioria dos brasileiros não tem. Além disso é preciso ter acesso a todos os documentos produzidos no processo para que sejam estudados e reestudados, pois a lei brasileira mais se parece com a Bíblia, onde cada um interpreta como lhe convém.

Mesmo assim, eu gostaria de propor esta enquete para saber o que você pensa a respeito.

Anúncios

16 comentários sobre “Impeachment de Dilma Rousseff: Foi golpe ou não?

  1. Olha, sou um dos que postaram que “Sim, foi golpe”. Mas também fui um dos que não fez nada para impedir. Motivo: Ela como líder do governo estava sendo um desastre. Simples assim. E não votei nela nas eleições passadas, e sei de muita gente que votou e que se arrependeu, logo, se ela tivesse sido honesta na campanha, não se reelegeria. O problema que o nível de insatisfação estava tão grande que não deu nem para defendê-la do golpe que sofreu.

    Curtir

  2. Bom pra mim foi um golpe, uma vez que o impedimento não aconteceu por motivos de crime, independente se ela cometeu ou não, ele aconteceu apenas pelos interesses políticos do congresso que já tinha se decidido muito antes de julgamento.

    Curtir

  3. Olha , pra mim foi um golpe sim, mas que teve,diria cerca de 99% de contribuição da própria Dilma . De fato, para que esse impeachment se desse houve uma grande conjuntura de fatores , chamada pela própria Janaína de “Deus” que gerou aquele 1 % (desculpem a referência musical)
    Um Deus indiano com inúmeros braços ( PMDB, Centrão, Eduardo Cunha, Lava Jato, contas reprovadas pelo TCU.. e por ai vai)
    Na realidade esse é o limite do nosso presidencialismo de coalizão ( ou semiparlamentarismo)
    Mas nada me tira da cabeça que da mesma forma que essas forças políticas encontraram uma oportunidade dentro do ambiente político criado pela própria Dilma o PT também não se valeria das mesmas armas se estivesse do outro lado.Afinal de contas como já se ouviu muito “ninguém governa sem o PMDB”.

    Curtir

  4. Também acho que foi um golpe, mas, na realidade, quem acabou sendo golpeado foi o povo brasileiro, pois todos eles se juntaram para acabar tudo em pizza. Estou me sentindo iludida, traída, sacaneada. Dá até pra entender quem se radicaliza e toma atitudes nada pacíficas e nada ortodoxas. Cambada de políticos fdp. TODOS!

    Curtir

  5. Sou CONTRA contra TODA ideia da esquerda, quero ver Lula e Dilma PRESOS… mas não tem como negar… FOI GOLPE. Tolo é quem acredita que foi o povo que conseguiu isso.
    Mesma coisa na epoca das diretas já e da queda do Collor. A primeira foi pelos interesses dos social-democratas sobre a direita.. a segunda, por interesse das elites. Simples assim. Democracia é a maior mentira da historia da humanidade.

    Curtir

  6. Golpe é quando um ato atenta contra objetos jurídicos da legislação! Não houve isso no processo de impeachment, salvo no fatiamento do julgamento para beleficia-la.

    Curtir

  7. Não acho que tenho sido golpe, até porque já houve um precedente histórico do impeachment e está previsto na constituição. O PT está apenas dramatizando o caso para ver se consegue a simpatia de seus eleitores. Acho que foi golpe terem mantido os privilégios políticos dela, ela que supostamente cometeu um crime, que está no meio de tudo, não pode ser investigada. É palhaçada isso.

    Curtir

  8. Por mais que eu não goste da Dilma, simplesmente não há debate. Foi golpe claro e óbvio. “Pedalada fiscal” está longe de ser o suficiente pra impeachment. O planeta inteiro tá rindo da situação e sabe que foi golpe.

    Curtir

  9. Não foi um golpe no sentido clássico, pois percorreu o caminho jurídico e recursos previsto! No entanto, o desvio de conduta da presidente foi fato! Mas, a penalidade de perda do mandato, teve sim conteúdos mais que jurídico.

    O discurso conservador cristão, que constrói uma politica intolerante, não democrática, conseguiu impor sua cosmética ética e tenta radicar forças politicas modernizantes. Esta foi uma vitória cabal de uma forca politica que se impõe!

    Curtir

  10. Para mim foi um golpe pois,que crime q ela cometeu?,Segundo o pedido, para cumprir as metas orçamentárias, a presidenta fez as chamadas ‘pedaladas fiscais’. Os juristas dizem que o Tesouro atrasou repasses para bancos que financiam despesas do governo. Os beneficiários receberam tudo em dia, pois os bancos assumiram os pagamentos dos programas sociais. Com isso, o governo registrou um alívio temporário no orçamento, mas a dívida com os bancos cresceu. Além disso, os juristas dizem que houve a edição de seis decretos, em 2015, que resultaram na abertura de créditos suplementares sem autorização do Congresso e que, com eles, a presidente ”ampliou” os gastos em R$ 2,5 bilhões. Então a unica coisa que eu queria saber é onde estão as PROVAS?
    ACORDA BRASIL!FOI GOLPE!

    Curtir

  11. Fica bastante claro que foi sim um golpe! As alegações jurídicas são insuficientes. No panorama político brasileiro inúmeros membros do Executivo estadual e municipal cometeram verdadeiras atrocidades e nada aconteceu a seus mandatos. O mesmo aconteceu com presidentes anteriores. Ou seja, o afastamento dá presidente teve motivações políticas, e não éticas!!! Concordaria com o impichmen se houvesse antes uma cultura dá tolerância zero, onde todos que cometeram crimes fossem destituídos. Prova dessa hipocrisia toda é o fato de mais dá metade do atual Congresso Nacional ser composto por políticos com comprovado histórico de corrupção! Por que nada ocorre com seus mandatos também??!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s