“Zelador do tríplex” atribuído a Lula é candidato a vereador em Santos


Demitido seis meses após contar à Justiça as visitas do ex-presidente Lula e sua esposa, Marisa Letícia, à cobertura atribuída por investigadores ao casal, o zelador José Afonso Pinheiro, de 47 anos, quer entrar para a política. Ele concorre a uma vaga de vereador em Santos com o sugestivo nome “Afonso Zelador do Tríplex”. Há quatro meses, ele perdeu o emprego no edifício Solaris, em Guarujá (SP). Na ocasião, ele associou a demissão ao depoimento que prestou ao Ministério Público, em outubro do ano passado, em que contou ter visto Lula e Marisa no imóvel durante a reforma do tríplex número 164, em 2015.

No último dia 26, a Polícia Federal indiciou o casal por suspeita de irregularidades na reforma do imóvel. Os investigadores suspeitam que o ex-presidente recebeu vantagens ilícitas da empreiteira OAS, um dos alvos da Operação Lava Jato, para custear as obras no apartamento. O caso será analisado pelo Ministério Público e pela Justiça Federal. Segundo a defesa do casal, o indiciamento é “peça de ficção“.

A demissão do zelador gerou repercussão na época. Após ser visto dando entrevistas, Afonso acabou convidado pelo presidente do PP na cidade, Marcelo Cruz, como potencial puxador de voto. Paradoxalmente, o PP é o partido com mais políticos sob investigação no Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento no esquema de corrupção na Petrobras.

Em entrevista ao Globo, Afonso disse que resolveu se candidatar para defender o interesse da categoria de zeladores da Baixada Santista. Desempregado desde abril, ele afirmou ter visitado pessoalmente 800 condomínios de Santos para pedir votos.

O zelador, de 47 anos, contou ao jornal ter recebido críticas por “tentar se aproveitar da situação” com a candidatura. Mas ele nega que seja essa a sua intenção. “Fui punido porque falei a verdade. Até sair do apartamento de zelador do Solaris, eu e minha mulher dormíamos com a geladeira encostada na porta da frente, por medo de alguém querer me fazer mal. Paguei um preço alto por ter dado um depoimento falando do Lula. Não estou me aproveitando disso. Só tenho boa vontade e quero poder cuidar da cidade com o mesmo carinho com que eu cuidava do condomínio”, disse “Afonso Zelador do Tríplex” ao Globo.

POR CONGRESSO EM FOCO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s