Ricardo Pessoa diz que ex-presidente do BNDES pediu doação para o PT


O empresário Ricardo Pessoa, dono da UTC Engenharia, apresentou uma complementação de sua delação premiada aos procuradores da Operação Lava Jato, e afirmou que o ex-presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) Luciano Coutinho pediu à empreiteira doação para o PT. De acordo com reportagem do jornal Folha de S.Paulo, Coutinho orientou que Pessoa procurasse Edinho Silva, então tesoureiro da campanha de reeleição de Dilma em 2014, para efetuar doações.

Em seu depoimento, realizado no mês passado, Pessoa diz que a conversa com Coutinho aconteceu em 2014, na sede do banco, em São Paulo. Na ocasião, outros executivos da UTC também estavam presentes, com o objetivo de discutir o projeto do aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas. Segundo Ricardo Pessoa, ao final da reunião Coutinho pediu que os executivos deixassem o local, e que apenas os sócios da UTC permanecessem. Em seguida, de acordo com o delator, o presidente do banco disse que os empresários deveriam procurar Edinho Silva para tratar das doações para a campanha de Dilma.

Os investigadores entendem que o depoimento de Pessoa pode ser um indício de que Luciano Coutinho trabalhava para obter o compromisso de doações eleitorais entre empresários que obtinham financiamentos junto ao BNDES. Integrantes do comitê da campanha de Dilma informaram à reportagem que o ex-presidente do banco e o ex-ministro Guido Mantega desempenhavam a função de apresentar Edinho Silva aos empresários.

Marcelo Odebrecht também já havia relatado, durante as negociações de seu acordo de delação premiada, que Mantega e Coutinho cobravam doações de empresários financiados pelo BNDES para a campanha de Dilma. A assessoria de imprensa de Luciano Coutinho informou que ele nunca se envolveu em questões ligadas à doações eleitorais. Já Edinho Silva não quis comentar o depoimento de Ricardo Pessoa.

POR CONGRESSO EM FOCO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s