Ex-senador Eduardo Suplicy é detido durante protesto contra reintegração de posse em São Paulo


O ex-senador Eduardo Suplicy (PT-SP), 75 anos, foi detido pela Polícia Militar nesta segunda-feira (25) durante um protesto contra reintegração de posse na Zona Oeste de São Paulo. O ex-parlamentar foi levado para o 75º Distrito Policial, no Jardim Arpoador, por resistência a determinação judicial após se deitar no asfalto, na tentativa de impedir a ação dos policiais.

Candidato a vereador, Suplicy foi carregado pelos agentes (assista ao vídeo abaixo). O mandado de reintegração de posse na Cidade Educandário, na região da Rodovia Raposo Tavares, provocou revolta entre os moradores, que protestavam desde o início da manhã, com barricadas e incendiando entulhos. Aproximadamente 350 famílias ocupam a área, que pertence à Prefeitura de São  Paulo.

Policiais atiraram bombas de efeito moral e de gás lacrimogêneo contra os manifestantes, que responderam com pedras e pedaços de paus. Um ônibus chegou a ser parcialmente incendiado para evitar a ação dos PMs.

Pouco tempo após a detenção do ex-senador, o nome “Suplicy” já estava entre os temas mais comentados no Twitter. Parlamentares saíram em defesa do petista. “Falei com o Suplicy. Ele foi detido pela PM de Alckmin ao protestar contra uma reintegração de posse truculenta. Está depondo.”, tuitou o deputado Paulo Teixeira (PT-SP). “Suplicy deitou no chão para impedir a reintegração de posse na ocupação Terra Pelada, em São Paulo, e foi detido pela PM”, escreveu Maria do Rosário (PT-RS), “Diante das lutas de hoje, defender o direito à moradia, contra os despejos, é um ato heroico! #SuplicyMeRepresenta“, completou a deputada.

“Absurda a prisão do ex-senador Eduardo Suplicy. Estou solidário a ele e consternado por essa violenta desocupação em SP. Moradia é 1 direito”, declarou Jean Wyllys (Psol-RJ). O filho de Suplicy, o cantor Supla, agradeceu a solidariedade e disse que o pai está bem. “Quero avisar a todos que o meu pai está bem… acabei de fala com o delegado e o meu próprio pai! Agradeço a preocupação e o carinho de todos!”, escreveu o roqueiro em sua página no Instagram.

LUMA POLETTI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s