João Santana assina termo para iniciar delação


O ex-marqueteiro do PT João Santana e sua mulher e sócia, a empresária Mônica Moura, assinaram termo de confidencialidade com a Procuradoria-Geral da República (PGR), informa O Globo. O documento marca o início do processo formal da delação premiada e antecede a assinatura do acordo com a Justiça. Em abril, Mônica tentou sem sucesso um acordo de colaboração individual, mas os procuradores não aceitaram os termos do compromisso assumido por ela.

Preso há cinco meses, o casal estará nesta quinta-feira (21), pela primeira vez, frente a frente com o juiz Sérgio Moro. Responsável pela Lava Jato na Justiça Federal, Moro vai ouvir João Santana e Mônica Moura na ação penal em que respondem por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O marqueteiro, que coordenou as campanhas presidenciais de Lula, em 2006, e de Dilma, em 2010 e 2014, é acusado de ter recebido, juntamente com sua esposa, US$ 4,5 milhões no exterior do lobista e representante do estaleiro Keppel Fels, Zwi Skornicki, também réu no processo. Os procuradores sustentam que o valor é parte da propina reservada ao PT, para financiar a campanha à reeleição de Dilma, em troca da contratação do estaleiro pela Petrobras.

Na tentativa frustrada de fechar a colaboração com o Ministério Público Federal em abril, lembraO Globo, Mônica admitiu ter arrecadado R$ 10 milhões para a campanha de Dilma, pagos a ela e a João Santana fora da contabilidade oficial, ou seja, por meio de caixa dois. Os pagamentos, de acordo com ela, foram intermediados pelos ex-ministros da Fazenda Antonio Palocci e Guido Mantega e pelo ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto. Os três negam envolvimento com o caso.

A empresária também citou o grupo J&F, controlador das marcas Friboi e JBS, e o empresário Eike Batista como responsáveis por pagamentos em conta no exterior de campanhas políticas realizadas pelo casal. O grupo e o empresário também negam ter realizado os pagamentos. Mônica ainda apontou o nome de outros políticos que, segundo ela, também pagaram por meio de caixa dois no exterior.

POR CONGRESSO EM FOCO
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s