A duas semanas dos Jogos, PF prende grupo acusado de preparar ato terrorista na Olimpíada


A Polícia Federal prendeu, nesta quinta-feira, um grupo de dez pessoas suspeitas de preparar atos de terrorismo durante os Jogos Olímpicos do Rio, que começam daqui a duas semanas. As prisões foram feitas pela Operação Hashtag, que apura a participação de brasileiros em células internacionais de organizações terroristas como o Estado Islâmico. Segundo o ministro da Justiça, Alexandre Moraes, o grupo se comunicava por aplicativos de troca de mensagens.

“Eles passaram de simples comentários sobre Estado Islâmico e terrorismo para atos preparatórios”, disse o ministro em entrevista coletiva. Alexandre Moraes evitou detalhar o perfil dos investigados para, segundo ele, não atrapalhar as investigações. As prisões temporárias, que foram determinadas pela 14ª Vara Federal em Curitiba, ocorreram em dez estados e estão baseadas na recente Lei Antiterrorismo. Outras duas pessoas, de acordo com o ministro, são monitoradas.

De acordo com a Polícia Federal , integrantes do Estado Islâmico pediram para que o grupo indivíduos treinasse luta e manuseio de armas, que seriam compradas no Paraguai. A compra, segundo o ministro, não se concretizou. Alexandre Moraes afirmou que o grupo não mantinha contato interpessoal, comunicava-se apenas por redes sociais e troca de mensagens, e fazia juramento ao Estado Islâmico.

“A ação do grupo foi progredindo. Era uma célula amadora, sem nenhum preparo. Nós rastreamos que eles iriam comprar armas clandestinas no Paraguai, uma AK-47. Tudo isso mostra um ato preparatório, não há informação de que tenham conseguido algo. É uma célula desorganizada. A informação estava circulando entre eles. Eles pretendiam comprar as armas, isso é um ato preparatório que deve ser combatido. Várias mensagens mostram essas pessoas comemorando atentados em Orlando (EUA), em Nice (França), comemorando e comentando atentado que ocorreu na França. Eles também postavam as execuções que foram feitas pelo Estado Islâmico”, afirmou.

POR CONGRESSO EM FOCO
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s