Lava Jato: Eletronuclear volta à mira da PF


A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (6) mais uma operação contra os desvios nas obras da Usina Nuclear de Angra 3, no município de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. O principal alvo das ações, que são ligadas à Operação Lava Jato, é o ex-presidente da Eletronuclear Othon Luiz Pinheiro da Silva. Atualmente, ele está em prisão domiciliar e foi detido novamente hoje em um dos mandados de prisão preventiva.

Othon deixou a presidência da Eletronuclear no ano passado após ser citado em delações da Lava Jato. Ele chegou a ser preso preventivamente acusado de receber propinas de até R$ 4,5 milhões, mas depois teve concedida prisão domiciliar. Na operação desta quarta, outros cinco funcionários da empresa, que integravam o núcleo operacional das fraudes, segundo a PF, tiveram a prisão preventiva decretada e o atual diretor foi afastado por ordem judicial.

Denominada de Operação Pripyat, as ações são um desdobramento no Rio de Janeiro da 16º fase da Operação Lava Jato denominada Radioatividade. Os investigadores apuram a atuação de um “clube de empreiteiras” no pagamento de propinas ligadas às obras da usina.

Ainda estão sendo cumpridos outros três mandados de prisão temporária, nove de condução coercitiva e 26 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela 7º Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. Segundo a PF, a operação apura os crimes de corrupção, peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Cerca de 130 policiais cumprem as diligências no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul. O nome da operação, Prypiat, é uma alusão ao município que foi arrasado pelo desastre da usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, e hoje é uma cidade fantasma.

POR CONGRESSO EM FOCO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s