Vice da Câmara limita investigação contra Cunha no Conselho de Ética


Aliado de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), anunciou nesta terça-feira (19) uma série de limitações às investigações do Conselho de Ética contra o peemedebista e colaborou com a anulação de todo o processo. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Maranhão encontrou uma série de vícios nas acusações contra Eduardo Cunha. As novas regras definidas pelo vice-presidente ampliam as amarras ao colegiado, limitando as investigações. Está proibido, por exemplo, que o Conselho use como prova grande parte das investigações da Lava Jato. Segundo a decisão, está proibido o uso de documentos de qualquer outro tipo de prova que não diga respeito à suspeita de que Cunha mentiu à CPI da Petrobras em março de 2015, quando negou ter contas no exterior.

Se provas alheias ao tema forem usadas “pelo relator na elaboração do parecer a ser submetido à aprovação do colegiado, será o caso se declarar a sua nulidade, em respeito ao princípio do devido processo legal”, determina o vice-presidente da Câmara.

A recusa do Conselho de dar a Cunha um segundo direito de apresentar sua defesa, logo após o relatório preliminar favorável à continuidade das investigações ter se tornado público, segundo Maranhão, pode dar o direito à defesa de Cunha pedir a anulação do processo. Outro vício encontrado pelo deputado aponta que o conselho deveria ter registrado em sua tramitação pareceres divergentes apresentados por Eduardo Cunha.

A decisão do vice-presidente foi lida nesta terça-feira (19) no esvaziado plenário da Câmara, apesar de não haver votações marcadas para esta semana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s