Política

Ministério da Saúde anuncia ampliação de cirurgias e internações nas unidades federais no Rio


O Ministério da Saúde irá contratar, nos próximos dias, 2.493 profissionais de saúde e gestão hospitalar para atuar nos seis hospitais e dois institutos federais no Rio. A medida, que é mais uma ação em apoio à estruturação da saúde no estado, vai ampliar em 7 mil por ano as cirurgias e internações nas unidades.

Em reunião do Gabinete de Gestão de Crise montado no RJ, junto com o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior, o secretário de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame, assinou a autorização das admissões. Diretores das unidades também participaram do encontro.

– As novas contratações possibilitarão ampliar o atendimento realizado nos hospitais federais. A composição e a recomposição da força de trabalho é um desafio que o MS vem trabalhando para sanar, especialmente na área assistencial – destacou Beltrame.

Serão contratados por até dois anos 693 médicos, 605 enfermeiros, 580 técnicos de enfermagem, 341 analistas de gestão e 274 técnicos de suporte. A portaria autorizando as admissões foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (6/1). A medida terá impacto financeiro de R$ 130,9 milhões por ano em 2016 e 2017. Os recursos serão repassados mensalmente pelo Ministério da Saúde às unidades federais. A medida vai proporcionar a ativação de mais 34 leitos de UTI, distribuídos nos hospitais do Andaraí, Bonsucesso, Ipanema, da Lagoa e no Federal dos Servidores no Estado. Com isso, será possível realizar mais 3,6 mil internações por ano na rede federal de saúde do estado. Também serão ativados mais 120 leitos cirúrgicos nos hospitais da Lagoa, do Andaraí, de Ipanema e no Federal dos Servidores do Estado, abrindo espaço para a realização de mais 3,6 mil cirurgias por ano.

– Estamos trabalhando para reorganizar nossa rede de serviços e o apoio do Ministério da Saúde é muito importante. Esse reforço de pessoal será essencial para que os hospitais funcionem melhor e atendam nossa população. O nosso principal compromisso é com o atendimento – destacou Luiz Antônio Teixeira Júnior, secretário de Estado de Saúde.

Além das unidades já citadas, também contarão com o reforço o Hospital Federal Cardoso Fontes, o Instituto Nacional de Cardiologia e o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia.

Processo Seletivo – A contratação se dará por meio de processo seletivo. As inscrições estarão abertas entre 7 e 22 de janeiro. O Edital de Contratação estará disponível no site do Ministério da Saúde a partir da tarde desta quinta-feira (7/1). Dos 2.493 postos de trabalho, 1.570 foram abertos em substituição aos profissionais que terão seus contratos vencidos no próximo mês. Assim, além da substituição, haverá um adicional de quase mil profissionais que reforçarão a assistência na rede de saúde do Rio de Janeiro, apoiando ainda um eventual crescimento da demanda por conta dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Desde 2005, ingressaram nos hospitais e institutos 14.385 servidores, entre efetivos e contratados temporariamente. Ao todo, as unidades de saúde contam com 17.412 profissionais.

 Gabinete de Crise – O Ministério da Saúde anunciou, na quarta-feira (23/12), a criação do Gabinete de Crise para buscar soluções emergenciais para o atendimento público da rede de saúde do RJ. O grupo reúne representantes do Governo Federal, do Governo do Estado, da Prefeitura do Rio e conselheiros de saúde da região. Na última semana de 2015, foram anunciadas medidas como a liberação de recursos e insumos, além da liberação de leitos em hospitais federais para pacientes encaminhados pela rede estadual.

*Com informações do Ministério da Saúde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.